O Espiritismo - Uma Breve explicação

Querido Amigo, Cara Amiga:

Se a ciência do mundo se lhe mostra impotente ante os mistérios da vida;

Se a filosofia se faz estéril a suas perquirições;

Se o cotidiano lhe crava no espírito e na carne severos golpes de desilusão;

Se o cansaço das horas lhe anuvia o horizonte...

Quem sabe, querida companheira, caro companheiro, a mensagem cristã, veiculada pela falange de Espíritos do bem, pode ser de utilidade para você!

Se o evangelho de Jesus, de cuja existência a humanidade tem vasta noção, se mostra ainda cheio de doces mistérios, ainda menos conhecida é a doutrina que se revela a todos com o objetivo máximo de lançar luz nas palavras do Cristo.

A sociedade brasileira, em particular, ainda ignora os propósitos mais sublimes do alto para com ela. A Doutrina Espírita ainda é uma grande desconhecida, até por parte de alguns que já de há muito freqüentam seus templos de caridade, oração e estudo. No entanto, nossa pátria tem recebido em seu seio os mais primorosos médiuns, que tornam nossas terras abençoadas pela clareza do entendimento superior oriundo do mais alto, como numa reedição dos tempos bíblicos na terra do Cruzeiro do Sul.

Muito, contudo, já foi feito. Sabemos, porém, que só o amor e o estudo sério poderão nos arrancar da ignorância sectária para entendermos o tom universalista das revelações do além, trazidas por meio dos bons Espíritos, sob o nome de Espiritismo. A criação da palavra nova Espiritismo tem o objetivo de definir-lhe o caráter de novidade consoladora, com uma ótica dos planos superiores, sem retirar-lhe, porém, o aspecto de esclarecedora dos fundamentos das religiões.

Este despretensioso folheto, meu amigo ou amiga, traz breve histórico sobre o que entendemos do significado do Espiritismo para você, para a humanidade. É um resumo que pretende ir ao encontro dos anseios daqueles que buscam tomar conhecimento de sua mensagem de consolação e entendimento. Devemos salientar que este livrete é um resumo da reunião intitulada O que é Espiritismo, veiculada no Centro Espírita Manoel Felipe Santiago, em Belo Horizonte.

Agradecemos, de coração, a todos que cooperaram com revisões e sugestões que se somaram neste esforço, sem nos esquecer do auxílio anônimo e valioso de nossos irmãos colaboradores espirituais.